Baloiço

domingo, setembro 24, 2006

Sinceramente nem sei que titulo lhe hei-de dar...


Mais uma vez a minha indignação aumenta...Depois de ver a Grande Reportagem de hoje na Sic, começo a repensar tudo aquilo que se passa á minha volta. Antes de mais peço desde já desculpas se ferir susceptibilidades a alguém, mas é isto que me vai na alma.
Vêm agora dizer que o número de desempregados tem aumentado entre os mestres e os doutorados.Isto seria facilmente explicável se por detrás da crescente percentagem de pessoas qualificadas que se regista nos dias de hoje, comparado com há uns anos atrás, não estivessem um cem número de injustiças!
Como se devem ter apercebido sou uma recém- licenciada em Enfermagem e há 2 meses que procuro trabalho, sem qualquer tipo de sucesso. Sempre dei o meu melhor e acreditem que a minha dedicação me roubou muitas horas de borga, saídas, de tv e até de simples boa - vida...Gastei horas e horas a resumir autenticos montões de folhas para entrar para o ensino universitário público com média de 16,3. Durante os 4 anos de curso, foram mais horas e horas a estudar, para terminar com 16.
Agora penso no seguinte: para quê? se na mesma cidade onde vivo há pessoas que tiraram ou estao a tirar o mesmo curso que eu, algumas a trabalhar primeiro do que eu e nunca se esforçaram um terço??? algumas que estudaram na mesma escola e que nunca foram boas alunas - mas têm o mesmo curso que eu!!!
Isto tem um nome, ou aliás até tem vários : Dinheiro, Cunhas, Padrinhos, etc....
Mais uma vez digo que deve estar qualquer coisa muito errada neste país! Porque como é que depois de tanto esforço, vemos alguém passar á frente que nunca lutou como nós para o conquistarmos...?

segunda-feira, setembro 18, 2006

Conceito de Beleza

Não sei se tiveram oportunidade de estar a par do assunto do momento no mundo da moda, mas aqui está um belo resumo:


Magreza de manequins gera polémica

Principal certame de Espanha faz selecção pelo índice de massa corporal
Os organizadores da Pasarela Cibeles, em Madrid (Espanha), um dos mais conceituados desfile de moda da Europa, rejeitaram a participação de cinco modelos por serem demasiado magras, no âmbito de novas regras pioneiras aprovadas em Espanha. É o primeiro país a aplicar normativas que regulam o sector da moda, proibindo modelos demasiado magras e abaixo de valores "nutricionalmente" saudáveis, determinados com base na massa corporal.
Lusa

Responsáveis pelo certame Pasarela Cibeles, que começa esta segunda-feira, explicaram que numa audição, na semana passada, cinco manequins foram rejeitadas por terem corpos que não respeitavam "os critérios de saúde" impostos.Cuca Solana, directora da Pasarela Cibeles, defendeu a decisão, afirmando que medidas idênticas "deviam ser aplicadas em todos os certames de moda, como estratégia para ajudar a combater os problemas de anorexia e bulimia entre jovens e mulheres". As medidas são apoiadas tanto pela liderança política como pelo próprio sector da moda e o objectivo é combater o problema da anorexia, que afecta centenas de milhares de mulheres e jovens a quem a moda tem vendido uma imagem "irreal e perigosa" do ideal feminino. Trata-se de estabelecer um padrão mínimo de massa corporal, o valor determinado quando se divide o peso pelo quadrado da altura, que deve oscilar entre os 18 e os 25 valores. A par do controlo da massa corporal, as medidas estreadas em Madrid incluem regras para impedir a participação de modelos com menos de 18 anos e que a maquilhagem usada simule rostos demasiado magros ou "doentios", como tem ocorrido com várias marcas internacionais. É a primeira vez que um certame de moda internacional adopta medidas para evitar transmitir ideais de beleza feminina que, associadas à extrema magreza, podem provocar sérios problemas de saúde. A Semana de Moda de Valência foi ainda mais longe, determinando que só modelos com tamanho 38 podem participar nos seus desfiles. A ideia foi bem recebida pela Associação de Agências de Modelos de Espanha (AME), que saudou o facto de Espanha "ser o primeiro país que estabelece normas para as pasarelas" relativamente ao tamanho das modelos, declarando apoiar "qualquer acção que leve à definição de normativas". Apesar disso, a AME alerta que cabe aos estilistas definir a imagem que querem transmitir e que as agências apenas se limitam, depois, a procurar modelos que "respondam a essas características". "E nem toda a magreza significa má nutrição, nem a maquilhagem demonstra problemas de saúde. A alimentação é um problema social de maior envergadura que não existe apenas no meio dos modelos e que não é apenas um reflexo desta profissão", sublinha um comunicado da organização.


Baloiçou primeiro aqui :
http://sic.sapo.pt/online/noticias

segunda-feira, setembro 04, 2006

Já escrevia qualquer coisa


Tenho andado um bocado desligada do mundo virtual, habitualmente só ligo este objecto para ver se já se decidiram a dar-me uma oportunidade de emprego =)
Esta semana tambem fui d férias para o Algarve - Portimão, que pelos vistos tem tido grandes progressos! Já vou passar lá férias desde muito pequena e desde então as mudanças são enormes, ano após ano. E ainda bem que é assim...
De regresso a casa dormi uma noite em Vila Nova de Mil Fontes, que apesar de mais pequenina tem paisagens e um ambiente fantástico. A foto foi tirada a janela de uma loja de artesanato de lá e o gato é mesmo real!!!
Por último uma nova visita ao oceanário...os peixes até já m devem conhecer =)


Depois desta lufada de ar fresco, resta-me regressar á rotina...