Baloiço

domingo, abril 30, 2006

Ainda sei andar..

...de bicicleta ;)

segunda-feira, abril 24, 2006

Energia nuclear?


Excelente reportagem sic/expresso, ontem no jornal da noite:

"Passam vinte anos sobre o maior acidente nuclear da história da humanidade, mas a verdadeira história de Chernobyl ainda está por contar. É difusa a memória do acidente, é imprecisa a contabilidade das vítimas. Entre as querelas científicas à volta dos efeitos da explosão nuclear, sobra uma verdade insofismável - as crianças foram as grande vítimas de Chernobyl.

Num raio da 30 km à volta do reactor 4, o coração da tragédia, não há crianças. Foram desalojadas 350 mil pessoas, só 400 idosos voltaram. Anastasia Tchikalovets, de 82 anos, foi um deles. Regressou ao único sítio onde foi feliz, a aldeia de Opachichi, a 20 km de Chernobyl. Uma aldeia com apenas 19 habitantes - já foram mais de 3 mil - que, no Inverno, rodeada de densas florestas e com a neve a tornar as estradas intansitáveis, fica isolada do Mundo durante semanas.

A vida de Anastasia faz-se de partidas e regressos. Já tinha sido desalojada em 1942 pela tropas nazis, voltou a sê-lo em 1986 por causa do acidente nuclear, agora diz que só sai para junto do marido, que está no cemitério de Opachichi, enquanto enche a mesa com copos de vodka caseira, pimentos, fruta e cogumelos, o produto mais perigoso da região. Para ela, que come o que a terra dá, a radioactividade pura e simplesmente não existe, "se não já estaria morta há muito tempo". Anastasia gosta de jogar aos dados com a vida.

Do outro lado do Mundo, em Cuba, há um programa de ajuda às crianças vítimas de Chernobyl. No complexo hospitalar de Tarara já foram tratadas mais 18 mil crianças provenientes da Ucrânia e da Bielorrússia. Trata-se de uma zona rica em iodo, ideal para tratar problemas da tiróide, sobretudo o cancro da tiróide - a principal doença que é consequência directa da explosão nuclear. Mas o caso mais extraordinário que alguma vez passou por Tarara é o de Vladimir "Salaki". Chegou a Cuba com dez anos e o diagnóstico de uma doença incurável. Não conseguia sentar-se, deitar-se, não era sequer capaz de mastigar. A mãe tinha de levá-lo em braços para todo o lado, para a praia, para o quarto, escadas acima. Doze anos e cinco operações depois, duas neurológicas e três ortopédicas, Vladimir conseguiu sobreviver. Mais, já se senta, come, deita-se e consegue caminhar pelo seu pé. Reduziu a dose diária de medicamentos de 78 para apenas seis."

O que pensam sobre a energia nuclear?

quinta-feira, abril 20, 2006

Porque há dias assim...


Pensamos sempre que as pessoas de quem gostamos nunca são atingidas por nada maléfico, que estarão sempre como nós as conhecemos, que a sua presença é uma certeza e que o seu bem-estar estará sempre garantido.
Porque o mal...esse só acontece aos outros.

Até ao dia em que percebemos que somos humanos e não eternos, somos frágeis e não inabaláveis...

segunda-feira, abril 17, 2006

Descanso...foi bom...foi!


O descanso já não é o que era...
Tenho de começar a estudar para a frequência de Investigação que está quase aí, mas há uma boa notícia: se tudo correr como o previsto, será a última do curso :)
Será que este é um bom motivo para me moralizar?
Mas porque é que mesmo assim a vontade é pouca??!!

Um presente :)


Bigada*

sábado, abril 15, 2006

Cheirinho a...


Doces, amêndoas, ovos de chocolate, bolo amarelo,biscoitos, bola doce, folar transmontano...hum o cheirinho é mesmo a Páscoa.

Por isso aproveitem tudo a que têm direito ;)

Boa Páscoa para todos*

quarta-feira, abril 12, 2006

De malas aviadas


Estou de partida, mas sexta cá estarei pra vos visitar e contar novidades ;)
Levo a mala com stress e algum cansaço e espero traze-la cheia de boa disposição e relaxamento, senão daqui a pouco ninguem me atura!!!

Para ser perfeito só falta uma coisa...mas espero que daqui a uns tempos a gente dê a volta á questão e resolva o assunto ;)

xau*

terça-feira, abril 11, 2006

Quem disse que o Zé Cabra canta mal??!!


Ainda estou em estado de choque!!!!


Alguém viu a Lili Caneças, num programa da manhã - "Você na tv, a cantar a música "Eu sei que te vou amar" com sotaque brasileiro???


Para os que não viram - fiquem felizes porque mantêm uma opinião da senhora, embora possa ser má, um pouco ponderada...
Para os que viram - juntem-se ao grupo dos surpreendidos com o limite do mau gosto!!!!

segunda-feira, abril 10, 2006

SPAs...Hum


SPA para quem não sabe, vem do latim "sanus per aquam" e significa "em boa saúde através da água".

Dizem os “sábios” na matéria é que reduz celulite, problemas cardiovasculares, lesões em geral, artrites etc. Proporcionam um alívio ao stress diário, permitindo melhoria na qualidade do sono. Essas relaxantes massagens de água quente melhoram a tensão muscular e induzem a produção de endorfina, um hormona natural que alivia dores em geral.
Proporcionam ainda uma agradável sensação de bem estar.


Como era disto mesmo que estava a precisar, eu mais um grupo de amigas é exactamente disso que vamos desfrutar nos últimos três dias desta semana :)

sábado, abril 08, 2006

Há coisas que me ultrapassam!


Estava eu a folhear a Revista "Sábado" desta semana, quando me deparo com esta frase de uma "diva" dos tempos modernos:

"Nunca li um livro em toda a minha vida. Não tenho tempo."


Mais á frente uma notícia a publicar o insólito, e passo a citar: "Victoria Beckham edita "bíblia" de moda e beleza". Ao lado da sua imagem (e muito bem) vem o comentário que qualquer um de nós faria: "Nunca leu um livro, mas vai escrever outro"

Será isto possivel?!

Estou de volta

Esta semana passou a correr, entre trabalhos, curso de lingua gestual e saídas á noite...O meu cantinho já começava a ficar triste e um cadito abandonado!!Mas estou de volta e irei visitar os amigos habituais para ver as novidades ;)

sábado, abril 01, 2006

Achei engraçado :)

You Are a Jam Cookie

On the outside, you project a straight-laced, innocent vibe.
But on the inside, you're complex, exotic, and full of flavor.